terça-feira, 5 de agosto de 2008

ENTREI DE GAIATA NO NAVIO....

Ah! O Popeye. O Popeye e seu espinafre.
Anos da minha vida dedicado ao aprendizado de comer. Comer aquilo que faz bem e que, teoricamente não gostamos de comer.
Comer espinafre? Só se fosse de livre espontânea pressão, pressão dos dois lados da cadeira, atrás e a frente com a colher em riste.
Mas, aprendi. E, incrível, amo espinafre!
Hoje descubro que fui enganada! Eu, o Brutus e muita gente em todos continentes...
Quem não queria ter a força do Popeye? Tá certo que mesmo me acabando de comer espinafre nunca consegui entortar nem colher (Popeye ou Uri Geller?).
E a verdade tem que ser dita, boa parte da minha inspiração culinária vem das lembranças de infância, o creme de espinafre do Popeye ,a torta de maçãs da Vovó Donalda, as panquecas recheadas da Margarida e assim por diante.
Então, pensem como me senti ao descobrir que as folhas de espinafre podem fazer muito mal a saúde. Que a ingestão delas em grande quantidade pode até matar.Estudos realizados verificaram que as folhas de espinafre apresentam alto teor de dois fatores antinutricionais: o ácido fítico e o ácido oxálico. Estes fatores prejudicam a absorção de cálcio e de outros nutrientes necessários, e essas mesmas substâncias podem trazer sérios riscos ao organismo.
O que me leva a questionar o que devo fazer. Deixar de comer espinafre - depois de todo sacrifício que fiz pra aprender a comer? É muito radical!
E, eu “gostio e muitio”. Depois, tem aquela máxima que não me canso de repetir: EM TUDO TEM QUE HAVER MODERAÇÃO. Não é recomendável o consumo dsa folhsa de espinafre em quantidades superiores a 2gr/kg de peso ou seja – alguém com meu peso 52 kg, pode consumir até 104 gr dessa folhosa.Mas, se não quiser arriscar ou não tiver uma balança culinária a sua disposição, aí vai uma receita elaborada com Folhas de Mostarda... só pra variar um pouquinho qualquer cardápio.
E aí, Popeye, vê se te orienta!

Nenhum comentário: