terça-feira, 24 de março de 2009

CRIATIVIDADE, ELABORAÇÃO E SATISFAÇÃO.

Quando eu era mais nova, e era só mãe, achava que a palavra “mãe” tinha um aditivo qualquer que a tornava mais doce, e que havia uma “gulodice” em chamá-la “trocentas" e noventa e nove vezes por dia.
Com o passar dos anos, e o fato de ter sido transformada em “avó”, tive que repensar este conceito.
Nada disso, entendi. Criança chama, quantos milhares de vezes achar necessário à aquele que supre suas necessidades básicas.., tia, tio, Bá, Vó entre outras e, sempre mãe!!!

Então sabendo que chegando o fim de semana começa a "loucura, loucura loucuuuura.." - e nem é caldeirão - começo a planejar o menu na sexta feira.
Só assim para poder atender os chamados insistentes de minuto a minuto, para não enlouquecer é preciso planejar, respeitar os paladares, as preferências e a praticidade.


- Quê que acontece..? Muitas vezes você só quer fugir da cozinha no fim de semana! Sem grana? Não dá!!!
Se a despensa está mais pra vazia do que para cheia, o desânimo toma conta, lá se vai qualquer tipo de criatividade e acabamos por ficar com o franguinho assado de sábado e a macarronada sagrada de “todo” domingo.
- Lanche? Pra que serve padaria e carrinho de cachorro quente? Mesmo sabendo, digamos, da pouca qualidade destes alimentos.
Este negócio de bolo todo sábado e domingo "têm jeito não"!
- Mas, será que é necessária tanta criatividade para animar um fim de semana? Criança adora invenção, principalmente se esta invenção é gostosa. Pode ser uma 'invenção gostosa' doce ou salgada; neste sentido vale tudo, contanto que seja novidade, e saborosa.
Pensando nisso comecei a criar um banco de “invencionices” gostosas.
Minhas netas, Graças a Deus, comem de tudo.., e o que não comem ainda, comerão com certeza!!! Há pessoas que se espantam como elas gostam de espinafre, escarola, couve e coisas deste tipo, que outras crianças não gostam porque não lhes foi dado ou ensinado a comer. Então lá em casa sempre tem uma verdura, um legume, um resto de alguma coisa.
Mexidão é uma boa. Mas, à noite, e de preferência com todo mundo comendo junto.
Eu queria inventar dentro dos "sonhos de qualidade" delas, mas impor o meu controle de qualidade!
E o que é isso? Pode perguntar.
É juntar o útil ao agradável... O que é bom e saudável ao gostoso e diferente.

EUREKA!!!

Quase me senti como Cristóvão Colombo!

Sabe aquela massa de pastel que compramos no mercado?

Pois é, esta mesma, você pode fazer delícias com ela.

Vamos experimentar? Aqui, duas das invencionices que deram certo! Aproveitem!!!

Um comentário:

Lia Sassi disse...

VOU FAZER ESSA RECEITA DA QUEIJADINHA,COM CERTEZA.BJS