quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Saber Comer


Recentemente, folheando a revista Época, uma entrevista me chamou a atenção por seu título "A Revolta das Vadias Magérrimas". Curiosa, lí a matéria. Achei incrível como se dão novos nomes a dietas e hábitos alimentares: vegana! Essa era novidade para mim. E, vejam, estou chegando na casa dos 45, ou seja, ví e ouvi muitas coisas interessantes sobre hábitos alimentares, cultura do alimento, dietas disso e daquilo. Quem me conhece sabe que eu sou magra pra esquelética. Que minha dieta sempre foi de engorda e, nunca engordei! Sabe aquela 'magra de ruim'? Sempre quis uns quilinhos à mais que, quando vinham, era igual visita de médico: logo iam embora! Mas voltando ao assunto: as entrevistadas, duas americanas magérrimas aparentando sofrerem de anorexia, pregam que a tal dieta 'vegana' é o 'ó do Borogodó' de tão boa. Que, com base nessa dieta, a pessoa emagrece sem passar fome e com muito mais saúde. Louvada, seja! E prova disso, serem elas as escritoras desse livro, com esse título incentivador de "Vadias Magérrimas", as gurus de Victória Beckham. Paro e penso.. Tudo bem, que milhares de mulheres gostariam de ser a Vicky, ser casada com "ele", vc sabe, né, o David? Que outras milhares, ter só a metade de sua grana, vestidos e jóias. E algumas centenas de milhares, as duas coisas, além de fama e poder. Mas acredito que a maioria vê e pensa: "Como ela é magra! Será doença? Bulimia? Anorexia? Gente! É magra demais!". Bela é a Gisele, que sempre que pode, deixa claro que come de tudo e, come bem! Come de tudo porque sabe comer. E isso é tudo: saber comer. Comer sem culpa. Até um pouco de gula pode ser saudável. E tudo depende do seu tempo e do espaço que quer ocupar no estômago.. Por isso acredito que vegetariana, macrobiótica, carnívora, vegana ou seja lá qual for o nome dado ao hábito alimentar que se tornará sua dieta, tem que levar em consideração que para o alimento exercer bem sua função, você deve ter uma boa relação com ele. Encontrar três ítens importantes na refeição:
  • Ver e gostar do que vê no alimento.
  • Cheirar e gostar do que sente.
  • Saborear e se satisfazer com ele.
Tornar o alimento seu aliado e não seu inimigo. Comer sem culpa é balancear tudo o que tem de bom na comida. O saudável ao saboroso, e aproveitar!

6 comentários:

Caci Sassi disse...

Olá Colher, digo Inaê, quer dizer que vamos ter muitas comidas gostosas por aqui. Parabéns pelo Blog!

Farmácia UBS 1 Guará disse...

Oi tia!
Adorei o blog!
Coloca umas receitinhas gostosas, ou melhor, quero experimentar suas guloseimas! hehehe
Bjos

Unknown disse...

Orgulho de filhinha!!!!Muito fofo o seu blog,com certeza vai bombar.As receitas eu conhe�o quase todas,mas ainda bem que � vc quem as prepara.Amor...

Fafão disse...

Inaê!!!
lembra de mim?
nos tempos idos eu costumava dizer que pra ser magro eu precisava engordar uns 3 quilos, pelo menos... mas agora a coisa mudou... quem é que não engorda depois dos 50? e aqui em casa adoramos comer... quando é que essa COLHER vai começar a mexer?

BEIJÃO

Unknown disse...

Aiai... Sei que não tenho comido das suas maravilhas, mais estou tão feliz em saber que agora as encontro aqui. Farei questão de fazer para o meu maridinho...
Agora me diz...
Como posso emagrecer com essas coisas maravilhosas... Se até sorvete de Inhame é bom!!!
Ahh como torno o alimento o meu aliado?
Culpa!!! fala sério é quase um crime doloso rsrsr
Saboroso mesmo é saber que essas receitas são suas e que foram feitas com todo carinho e amor que só vc saber dividir...
Parabéns por esse lindo blog... Será maravilhoso ficar bisbilhotando o que vem de vc.
Sabe que te amo né... Beijos no seu coração.
Saudades.

Unknown disse...

E vc ta de parabens,vc ta arrasando nesse blog quero te desejar tudo de bom,muita paz que o resto a gente corre atraz........beijos te adoro